A Ozônioterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás instável composto por 3 átomos de oxigênio (O3), que logo se quebra em O2, ajudando a melhorar a oxigenação dos tecidos, a aumentar a resposta do sistema imunológico a doenças infecciosas e ajuda a aliviar a dor crônica causada pela artrite reumatoide ou fibromialgia, por exemplo. Além do efeito antioxidante.
A Ozônioterapia tem diversas formas de aplicação e uma delas é pela via auricular.
Dessa forma a insuflação pelo ouvido atinge toda a região orofacial ajudando no tratamento de inflamações no ouvido, zumbido, dores de cabeça, enxaquecas, DTM e ainda diminuindo os casos de crises em pacientes com rinite, sinusite e qualquer outra inflamação nessa região.
Estudos demonstram que o ozônio age como um estimulador do sistema imune, através de seus subprodutos no organismo (ROS e LOPs). Estes estimulam a liberação de citocinas endógenas melhorando a reposta imunológica, tornando o organismo mais capaz de combater infecções.
Aproveitando esse efeito imunomodulador podemos usar o Ozônio Auricular para melhorar o terreno biológico e ainda como preparo para cirurgias odontológicas.
👉Nessa paciente foi usado como adjuvante no tratamento de bruxismo e apertamento.
❓Ficou curioso pra saber mais sobre a Ozônioterapia auricular?
👇Deixe suas perguntas aqui nos comentários!