A vitamina A tem sua função bem compreendida com relação a ossos, pele e sistema imunológico. Seu uso mais comum é para anti-envelhecimento, tratamento de acne, devido a seu efeito nutriente de barreira, tornando seu corpo mais difícil de penetrar. E também estimula produção de novas células da pele e colágeno.

Mas seu papel vai além de colágeno e células da pele, tem efeito anti-oxidante, e regula células imunológicas para remoção eficaz de bactérias nocivas, criando um sistema imune tolerante e não inflamado, atuando especialmente nas mucosas, como revestimento de intestinos e GENGIVAS.

A doença periodontal acontece quando microorganismos invadem o tecido gengival, provocando inflamação que se estende aos tecidos de suporte do dente, como osso e ligamento periodontal. E não podemos resolver a causa das doenças gengivais sem ter Vitamina A suficiente, para atuar tanto nos mecanismos de defesa natural, como na reconstrução dos tecidos e barreiras.

As fontes alimentares de Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo, óleos de peixe. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina, mas devem ser convertidas no corpo na forma ativa da Vitamina A para atingir os benefícios.

Lembrando que os níveis dessa vitamina devem ser dosados no sangue antes de suplementar, pois seu excesso pode trazer outras condições. Não suplemente por conta própria. Procure atendimento específico, ou seu dentista biológico, especialmente se você tem problemas de gengivas!

Vitamina A e a saúde bucal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?