Durante milhões de anos nossos antepassados acordaram com a luz do sol pela manhã, e iam dormir após o por do sol. A luz visível tem diversos cumprimentos de onda, e os classificamos pelas cores. A luz azul é benéfica durante o dia, pois aumenta a atenção, mas podem ser perturbadora durante a noite.

O uso dos aparelhos eletrônicos está aumentando a exposição a esse cumprimento de onda, especialmente após o pôr do sol. E essa exposição suprime a produção de melatonina, o hormônio que rege o ritmo circadiano, pela glândula pineal. Além desse desequilíbrio hormonal, pesquisadores descobriram uma relação desse abuso das luzes azuis com perda óssea.

A consequência prática do excesso de luz azul a noite, é alteração do padrão de sono, o que pode levar a depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. O uso de telas próximo a hora de dormir pode justificar a sua dificuldade para pegar no sono, ou ter um sono perturbado e não restaurador, fazendo você já acordar cansado.

A simples troca de hábitos, como não se expor a luz de telas 1 a 2 horas antes de dormir pode melhorar o seu sono consideravelmente.
Além disso, se expor a luz do sol durante o dia também aumentará sua capacidade de dormir bem a noite e melhorar seu humor.

Aproveite o fim de semana para curtir o dia em lugares abertos, se exponha a luz do dia, e se afaste do celular e computador pelo menos 1 hora antes de dormir.

👉Leia um livro!

E não esqueça de deixar seu celular longe da cama!!

-Clique na imagem para ver como a luz azul interage com nossos olhos, estimulando o estado de alerta.

Será que ela é a vilã a perturbar a sua noite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?