O Ozônio (O3) é uma forma alotrópica do oxigênio. Ele é altamente antioxidante, com alto poder de destruir bactérias, fungos, vírus e outros patógenos. O O3 também reage com as células sanguíneas melhorando o metabolismo de oxigênio, a energia celular, o sistema de defesa antioxidante e as propriedades imunomodulatórias.

A Ozonioterapia foi introduzida na Alemanha no fim do século XIX, e hoje ja é praticada em todos os continentes e reconhecida pelos sistemas de saúde em várias nações, inclusive no Brasil. O SUS reconheceu e incluiu essa pratica integrativa (PICS) em 2018.

A Ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, formando o ozônio medicinal. E a aplicação se dá na forma de água, gás ou óleo ozonizados.
Dentre os seus efeitos na Odontologia destacam-se:
-Melhora da cicatrização de tecidos moles e reparo ósseo
-Modulação dos processos inflamatórios
-Diminuição de contaminação e chances de infecção.

Por esses benefícios tem sua indicação em:
-Tratamentos periodontais (descontaminação)
-Tratamentos endodônticos (sanificação dos canais)
-Cirurgias (implantes, enxertos, extrações, necroses e outros)
-Oclusão: DTMs e Bruxismo
-Tratamentos estéticos de Harmonização orofacial.

Você conhecia a Ozonioterapia e seus benefícios? Sabia que o tratamento odontológico aliado ao O3 terapêutico pode reduzir significativamente as chances de infecções e complicações pós-operatórias? E também reduzir o uso de medicamentos, e seus efeitos colaterais. Essa é a Odontologia Biológica!

Ozonioterapia na Odontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?