#depressão geralmente é entendida e tratada por uma perspectiva psicológica, uma vez que no desenvolvimento da doença considera-se #eventostraumaticos , luto, #abuso, maus tratos. No entanto, atualmente pesquisas exploram as causas físicas da depressão. E o foco dessas pesquisas está em marcadores inflamatórios que são liberados quando o corpo está lutando contra uma inflamação.

Pesquisadores notaram que quase todas as #doençascrônicas que envolvem inflamação como diabetes tipo2, #reumatismo, esclerose múltipla e ##doencainflamatoriaintestinal , tem um grande número de pacientes que também sofrem de depressão, correlacionando a depressão a fatores biológicos.

Uma gripe normal pode nos fazer entender esse mecanismo. Quando estamos gripados não conseguimos manter atividades normais, como exercício físico ou ir a uma festa, porque nosso sistema imunológico quer que a gente desligue para ele poder trabalhar em paz. Muitas vezes podemos nos sentir mal e desmotivados, sem apetite, desinteressados do mundo por um tempo. Do ponto de vista biológico, sentir-se assim faz sentido por um curto período de tempo. Mas o alerta acende quando esse sentimento torna-se um estado permanente. A causa pode ser qualquer forma de doença crônica inflamatória, inclusive na boca, como um #dente#gengivasinflamadas ou #cavitações.

Um estudo recente (2018) encontrou relação clara entre #endotoxinas de dentes com canais tratados, sua inflamação e depressão, severidade da depressão e baixa qualidade de vida, atestando que o surgimento e desenvolvimento da depressão também pode ter conexão com a boca.

Uma pessoa em episódio depressivo tem menos energia e motivação para cuidar de si próprio, ter alimentação adequada e fazer exercícios. Muitas vezes negligenciam um estilo de vida saudável e ate mesmo, a higiene oral. E se somarmos o Stress com descarga constante de #cortisol, somamos sintomas de #ansiedade e diminuição de salivação, causando mais problemas na boca.

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas informações? Compartilhe! Você também pode ajudar! Muitas vezes pessoas com depressão não sabem por onde começar a serem cuidadas!

Depressão e seus dentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?