A cárie é uma das doenças bucais mais comuns. Mesmo ela sendo bastante conhecida, poucos sabem as suas causas. Mas como combatê-la se você a desconhece?

Pra começar a entender um pouco sobre o sobre as causas, vamos relacionar um fator importante que esta diretamente ligado: sua alimentação.

A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para se instalar. Para se desenvolver, a cárie precisa de uma microbiota específica, uma dieta rica em carboidratos, associada a uma higiene precária.

A cárie é uma doença bacteriana (Streptococcus mutans), que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias. Sem a higiene adequada, essas bactérias invadem as estruturas mais internas do dente (dentina e polpa) e causam a necrose (morte) do dente.

Agora que você entendeu o que é a cárie, você relaciona a sua nutrição. Você é um indivíduo que consome muitos carboidratos e variados tipos açúcares? Então acenda o alerta já! Você precisa optar por uma dieta mais saudável, para evitar esses problemas. Ah, e claro: redobrar os cuidados com a escovação e a higiene bucal, removendo todo acúmulo bacteriano.

Quer saber mais sobre Nutrição Integrativa? Visite o Instagram @nutrilarissacohen

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Cáries e sua relação nutricional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?