O atual modelo de saúde baseado no materialismo é caracterizado por alguns aspectos, segundo o educador francês Pierre Weil, onde o corpo é visto e tratado como matéria, fragmentado em partes distintas, gerando as especializadas médicas, e corpo e espírito são separados, e ainda, o corpo é visto como independente do meio ambiente, e a saúde é vista como ausência de doença.

Quando migramos do materialismo para o paradigma quântico, surge a medicina integrativa que, segundo o mesmo autor, tem características totalmente distintas às do atual modelo de saúde, onde o corpo é visto e tratado como um sistema energético, encarado como um organismo vivo, cujos sistemas são interligados e interdependentes. Há uma integração e interação entre corpo e espírito, sendo ambos feitos da mesma energia. Há uma interação constante entre o ser humano e o seu ambiente. Há uma interação energética e amorosa entre médico e paciente. A cura é vista como fruto da cooperação entre médico e paciente. A doença é vista como resultado de uma desarmonia global, além das causas específicas. A doença é vista como oportunidade de restabelecer equilíbrio e harmonia no indivíduo. A saúde é considerada como um estado de harmonia com a natureza interior e exterior.

Não resta dúvida que é um modelo mais adequado às nossas necessidades e à nossa verdadeira natureza. Para implantá-lo será necessário um trabalho intensivo de conscientização dos cientistas, dos profissionais da saúde e do público em geral. Quanto mais indivíduos migrarem para o novo paradigma, mais rapidamente atingiremos essa meta.

Modelo Atual x Modelo Integrativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual sua dúvida?