A doença periodontal acontece a partir de uma inflamação na gengiva, que ao não ser controlada se propaga para alem das gengivas e invade os tecidos de suporte do dente, como ligamento periodontal e osso alveolar. Esses tecidos quando inflamados se comportam como as células intestinais se tornando permeáveis. Essa alteração de permeabilidade das gengivas contribui para aumentar ainda mais a inflamação. Com o sistema imunológico ativado constantemente por essa inflamação crônica, podemos nos questionar se a mensagem que é enviada ao corpo pode levar a doenças auto-imunes assim como no caso do intestino.
A superfície gengival se esticada teria uma área de superfície equivalente ao seu antebraço. E assim como os intestinos, toda essa área gengival é uma interface entre milhões de bactérias e seu sistema imunológico. Outros fatores relevantes a se considerar é que gengivas que sangram cronicamente, com freqüência são observadas junto de outras doenças auto-imunes. O comportamento da progressão da doença periodontal também se assemelha à uma doença auto-imune (com perda óssea), e esta geralmente é progressiva e crônica.
Além da remoção dos fatores locais pelo dentista, devemos observar outras possíveis causas da Doença Periodontal, que também são responsáveis pelo intestino permeável, como:
– Disbiose Oral – desequilíbrio de bactérias boas e ruins
– Estresse – levam a desequilíbrios hormonais
– Deficiencia de nutrientes – como vitamina D, vitamina A, Vitamina K2 e Magnésio.
Para tratar Doenças Periodontais ou Gengiva Permeável (Leaky Gum) precisamos considerar uma abordagem corporal. Assim como ao abordar uma doença auto-imune devemos sempre considerar a boca.
Se sua gengiva sangra, não deixe de fazer uma avaliação com dentista biológico! A atuação é na boca, mas os benefícios são percebidos no corpo todo.