No nosso intestino temos um sistema muito inteligente que ao mesmo tempo que é permeável para passagem de substâncias úteis(nutrientes), não permite a absorção e rejeita tudo que puder trazer danos ao sistema. O mecanismo por trás dessa barreira magica chama-se “tight junctions”. Que nada mais é do que a conexão entre as células intestinais que formam uma parede. Essa conexão é firme para proteger o corpo de influências externas, enquanto permanece permeável aos nutrientes que precisamos para viver.
Alguns fatores como stress, toxinas, remédios, patógenos e alimentos (ex.glúten) causam a desconexão ou ruptura dessa barreira, permitindo espaços entre as células intestinais, aumentando a permeabilidade dessa parede. Como resultado, a absorção de nutrientes essenciais diminui, e outras substâncias indesejadas passam para o meio interno, ativando o sistema imunológico e fazendo uma inflamação local, o que aumenta ainda mais a permeabilidade dessa parede permitindo a entrada de mais substâncias externas, servindo de combustível para inflamar ainda mais.
Fatores bucais que contribuem para a Sindrome do Intestino Irritável ou “Leaky Gut” são os metais das restaurações, disbiose da flora bacteriana oral (ex. Periodontite), que nos faz permanentemente engolir toxinas e um grupo errado de bactérias.
Esse Intestino irritável pode levar a desenvolver alergias alimentares e doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto, esclerose múltipla e artrite reumatóide.
Sintomas como dor abdominal em cólicas, diarreia e/ou constipação, mesmo sem alterações em exames laboratoriais ou de imagem devem acender um alerta!
O caminho para o tratamento incluir procurar um médico integrativo, nutricionista funcional e um dentista biológico para ajustar alimentação e remover todas as toxinas que possam contribuir com o quadro.