Se existisse um prêmio para a doença crônica que se desenvolve mais rápido, a Diabetes Mellitus seria a 1º do pódio.
Diabetes é conhecida por ser a doença que acontece por excesso de açúcar no sangue, e na verdade ela acontece como resultado de não conseguir eliminar o açúcar do corpo. Para as moléculas de açúcar entrarem nas células e nos fornecerem energia é necessário um hormônio chamado Insulina.
Em algumas pessoas o pâncreas pára de produzir Insulina, levando a necessidade de injetá-la. É a Diabetes tipo 1, geralmente de causa genética ou epigenética (adaptação desfavorável ao ambiente).
A Diabetes tipo 2 é mais comum e já foi associada à idade. Hoje cada vez mais pessoas estão desenvolvendo essa doença crônica mais cedo por conta da dieta e estilo de vida. Esse tipo de diabetes afeta a receptividade das células à insulina, e diminui sua produção.
No 2º lugar do pódio temos a Periodontite, que junto a Diabetes se afetam mutualmente. As áreas de inflamação gengival aumentam a resistência insulínica das células contribuindo para aumento dos níveis de açúcar no sangue. Altos níveis de açúcar estimulam o corpo a liberar mais Insulina, e altos níveis de insulina favorecem a inflamação, agravando a periodontite, gerando um ciclo vicioso.
A parte boa é que essa espiral negativa pode se tornar positiva quando a pessoa trata essas áreas de inflamação na boca. Os níveis de açúcar no sangue vão sendo ajustados, contribuindo para a melhora da saúde sistêmica, e diminuindo o risco das complicações mais sérias da diabetes.
A Diabetes já foi considerada incurável, mas hoje sabemos que melhoras significativas são alcançadas com a dieta certa. E uma dieta que mantenha os níveis de insulina mais baixos é recomendada para todos, pois ajuda a prevenir a diabetes e a resistência insulínica.
👉Não negligencie a saúde bucal! Não existe um corpo sem uma boca, e uma boca sem um corpo!