Existem algumas interações entre obesidade e saúde bucal. E podemos pensar logo que estaria relacionado a má qualidade da dieta, mas é mais complicado do que isso.
Obesidade é considerado fator de risco para doenças periodontais. Recentes pesquisas relacionaram um alto índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal aumentada à periodontite. E quanto maior esses valores, mais severa é a gengivite.
Para entender a resposta, vamos olhar o tecido adiposo mais de perto. Células gordurosas ou adipócitos são ativas e produzem substâncias inflamatórias que atuam no local e sistemicamente. Por esse motivo pessoas obesas são cronicamente inflamadas, levando a desenvolver doenças crônicas. E isso se manifesta na boca na forma de inflamação gengival.
Além disso, a obesidade pode levar à resistência à ação da leptina, da adiponectina e da insulina, gerando resistência insulínica e com o tempo, Diabetes tipo 2 que está relacionada à Periodontite.
Níveis baixos de leptina tem outra implicância na saúde oral. Leptina atua na remodelação óssea estimulando osteoblastos, ajudando na formação óssea. Para dentes e ossos saudáveis precisamos de níveis adequados de leptina.
A obesidade promove uma tendência inflamatória no corpo todo, trazendo danos ao organismo inteiro. E ao perder gordura com o emagrecimento o corpo se beneficia se livrando das mazelas causadas pela inflamação crônica.