Bactérias da boca amam o coração! O coração é um dos órgãos favoritos que as bactérias da boca colonizam quando se movem pelo corpo, e hoje sabemos que algumas bactérias preferem certos tipos de tecido, e as da boca preferem os tecidos do coração.
A conexão das bactérias da boca com o coração é estudada ha algum tempo, e entende-se que acontece a partir de um processo simples. A partir da mastigação, escovação, ou procedimentos no dentista como remoção de placa, algumas bactérias entram na corrente sangüínea a partir de micro-lesões. Quando você tem um ambiente saudável em termos de flora bucal, essa situação não causa nenhum problema. Do contrário essa bacteremia se torna problemática, quando na presença de doenças periodontais, dentes com canais insatisfatoriamente tratados, e outras condições orais. E no caso de outras doenças cardíacas preexistentes, essa combinação se torna um problema para o corpo todo.
Outra condição importante a se considerar é a arteriosclerose, que afeta os vasos sangüíneos que suprem nosso coração com oxigênio e nutrientes. Se olharmos de perto os vasos sangüíneos veremos que eles são flexíveis e elásticos e reagem com nossas emoções. Se estamos agitados, eles se tornam mais finos para prover o suprimento sangüíneo o mais rápido possível. E se estamos relaxados, o sangue percorre os vasos como um rio calmo. Ao tratarmos nosso corpo mal, como por exemplo com uma dieta inadequada, os vasos perdem essas qualidades, com depósitos de gordura se acumulando em suas paredes internas. E inclusive esses depósitos podem ser contaminados pelas mesmas bactérias da boca, assim como o coração. E mais grave, a perda de elasticidade leva a outras doenças como hipertensão, infarto.
Hoje está bem claro como as inflamações crônicas são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Então mesmo que você seja magro, tome suco verde todo dia, e faça exercícios, enquanto tiver #inflamação não tratada no corpo e na boca, sua saúde está em risco.