O ideal é ter um acolhimento multidisciplinar, com médico integrativo, nutricionista, dentista e outros terapeutas que se façam necessárias para identificar os fatores que estão contribuindo para a contaminação desse terreno.
Inicia-se com desparasitação, destoxificação, ajuste dos suplementos vitamínicos e minerais, orientação nutricional e plano alimentar, e do ponto de vista odontológico identificando situações da saude oral que possam contribuir na produção de toxinas, sejam elas biológicas (infecções), químicas (materiais restauradores inadequados), físicas ( restaurações ou próteses desadaptadas), e até emocionais ( traumas e medos).
O dentista biológico vai ter importante atuação nessa limpeza, ao tratar dentes com cáries, restaurações deficientes ou inadequadas, tratamentos prévios deficientes, inflamação gengival e periodontal, infecções de canais tratados de forma inadequada.
Importante lembrar que todos esses tratamentos odontológicos devem ser feitos de forma biológica e integrativa para que não gere mais efeitos adversos que possam ao invés de ajudar, atrapalhar nessa busca pela homeostase e bem estar.