A biocibernética bucal é uma abordagem Odontológica diferenciada, que visa a compreender e tratar o paciente em sua totalidade, abrangendo mente, corpo e alma. É um conceito sistêmico que vê o paciente de forma integrada, como um ser que deve funcionar biológica e harmonicamente, sendo a boca uma parte desse conjunto.
A area bucal é a estrutura de sustentação biológica do ser e é também a que mantém o eixo da postura através do seu desenvolvimento. Além de sustentar o corpo, ela dita a posição da coluna.
Na boca, as estruturas como dentes, ossos, língua, saliva, bochecha, gengiva e o espaço oral (onde se movimenta a língua), todos interagem entre si e com o movimento na vida. Dessa relação depende a saúde desses elementos e essa equação direciona o tratamento feito pela Biocibernética Bucal, através de aparelhos móveis colocados na boca, que são desenhados individualmente e incorporam algumas modificações para atender ao processo pessoal de cada ser.
A Biocibernética Bucal proporciona resultados tanto na boca, como em outras partes do corpo, trazendo melhorias como:
• Otimização da respiração, auxiliando no tratamento de doenças respiratórias como alergias, asma, bronquite, sinusites, ronco (também conhecido como apneia do sono).
• Liberação do fluxo salivar, pela descompressão da língua. Isso favorece a auto limpeza bucal. Promove uma redução no número de cáries, doenças da gengiva, aftas. Assim, processo digestivo e excretório são normalizados, aliviando gastrites, úlceras e hemorroidas.
• Melhora de quadros de pressão arterial, dores articulares e outras centenas de problemas, pela interligação de todos os sistemas orgânicos (circulatório, esquelético, digestivo, etc.) com a oxigenação do nosso corpo.
Assim posso dizer que o tratamento com Biocibernética bucal vai muito além da estética ou saúde bucal. Ele tem relação direta com outras funções do seu organismo.