Se você já investigou toda a sua saúde com diversos médicos, e não considerou a sua boca como possível causa dos seus sintomas; se você cuida da dieta, faz exercícios, leva uma vida considerada saudável e ainda tem dores não explicadas, cansaço extremo e outras queixas; ou se você prefere reduzir o uso de medicamentos alopáticos no seu tratamento odontológico. Esses são alguns motivos para procurar a odontologia biológica.
O dentista biológico vem de uma necessidade de se romper paradigmas dentro da odontologia atual, priorizando a saúde geral e o bem-estar do paciente, considerando uso de materiais e técnicas mais biocompatíveis e seguras, respeitando princípios e fundamentos da biologia, fisiologia e bioquímica do ser humano, e buscando homeostasia e longevidade saudável, além do restabelecimento da função e estética do sorriso.
Alguns materiais e técnicas da Odontologia atual podem estar colaborando para distúrbios da saúde sistêmica, alterando o eixo neuro-imune-endócrino, provocando doenças infecciosas, auto-imunes e câncer. São considerados fatores estressantes atuando 24hs por dia, desregulando o funcionamento do organismo em tempo integral.
Por exemplo:
– metais – intoxicações ou hipersensibilidade por metais pesados como mercúrio dos amalgamas, titanio dos implantes, fluor das pastas e enxaguatórios. E ainda reações elétricas como galvanismo, entre diferentes materiais metálicos restauradores.
– toxinas infecciosas – inflamação crônica silenciosa de gengivas, periodonto e dentes, submetidos a tratamentos endodônticos mal sucedidos, e cavitações formadas após remoção de dentes de forma inadequada.