O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, onde o próprio organismo ataca órgãos e tecidos.
✔Existem dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele avermelhadas ou principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Apresenta outros sintomas como dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração). – Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Como nas outras doenças autoimunes o tratamento depende da manifestação apresentada por cada um dos pacientes, portanto, deve ser individualizado. Seu objetivo é permitir o controle da atividade da doença, e minimizar os efeitos colaterais dos medicamentos, permitindo uma boa qualidade de vida aos seus portadores.
Como em todas as doenças autoimunes, o processo de adoecimento é multifatorial, logo a abordagem de tratamento também deve ser. Ter esse olhar criterioso para possíveis gatilhos inflamatórios na boca é de suma importância.
👉O dentista biológico vai fazer uma investigação dos dentes que podem estar contribuindo com o quadro inflamatório, como infecções em canais tratados, periodontite, gengivite, cavitações em áreas de extrações dentárias, e ainda para materiais odontológicos incompatíveis como amálgamas, restaurações metálicas, implantes em titânio, respeitando a individualidade, e a capacidade de destoxificar de cada um.
▶Se você é portador de Lúpus, não deixe de ter um dentista biológico na equipe de tratamento, é a sua qualidade de vida, e possível remissão que está em jogo!
Clique na imagem e saiba mais.