Mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo, vive com uma condição dolorosa e debilitante, caracterizada pela destruição das articulações. A Artrite em sua forma mais grave pode inclusive evoluir para inflamações vasculares levando a morte prematura.
Os tratamentos são voltados para redução dos sintomas e remissão do quadro inflamatório, uma vez que o mecanismo da doença não é totalmente conhecido.
Estudos recentes afirmam ter encontrado um importante mecanismo que pode levar a novas terapias. As equipes de pesquisadores em Reumatologia e #Microbiologia periodontal descreveram como uma bactéria encontrada nas periodontites, também pode desencadear o processo autoimune que caracteriza a artrite reumatoide.
A bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans, que foi encontrada nas 2 condições induz a produção de proteínas que ativam o sistema imunológico, e a destruição dos tecidos das #articulações.
A predisposição genética para desenvolver a doença, além dos hábitos de vida, associados à presença desses patógenos são mecanismos importantes para o desenvolvimento e progressão da Artrite, demonstrando a clara importância de se olhar para doenças autoimunes com o olhar integrativo.
#Mudançadehábitos, implementação de dieta não-inflamatória, exercícios físicos, cuidar da saúde mental, inteligência emocional, desenvolvimento pessoal para autoconhecimento, são algumas das ferramentas que podem ser usadas.
Mas olhar para a saúde oral é imprescindível, ter o cuidado específico de um #periodontista, controlar a doença periodontal, eliminar outros focos de infecção e manejo da disbiose oral.
Quando falamos de disbiose oral, e de microbiomas (conjunto de microrganismos que habitam as várias partes do corpo ) voltamos o olhar ao intestino, e como o combo “intestino + microbioma” na #autoimunidade é uma importante área de intervenção.
Como vocês podem ver fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o surgimento das doenças. Manter um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada é essencial para melhorar a saúde e qualidade de vida.
Um acompanhamento integrado com reumatologista, nutricionista e periodontista também é fundamental.
Clique na imagem e saiba mais.