A remoção segura de amálgama é hoje uma das maiores procuras dentro da Odontologia Biológica, devido a maior conscientização sobre a contaminação por mercúrio vindo da evaporação contínua desse metal, que acontece mesmo em temperatura ambiente.
👉Dentro de uma abordagem integrativa, considerando o paciente como um todo, avaliamos as possíveis contaminações por mercúrio ou outros metais tóxicos, e iniciamos um protocolo de desintoxicação, para preparar o paciente para remover as restaurações em amálgama.
No dia do procedimento de remoção, algumas medidas devem ser tomadas para minimizar possíveis contaminações adicionais pelo Mercúrio. Dentre elas está o Isolamento absoluto, proteção do paciente com campos protetores, sistema de sucção eficiente, e Máscara com oxigênio para o paciente.
É muito importante que o paciente esteja com máscara de oxigênio, para que não respire o ar contaminado por vapores de mercúrio que possam resultar dessa remoção.
Lembrando que a literatura científica mostra que as restaurações de amálgama foram associadas a uma variedade de problemas de saúde como: Alzheimer; Doenças Autoimunes; Infertilidade; Alergias; Problemas de Tireoide, Fadiga, Depressão entre outras.
Se você vai remover suas restaurações de amalgama, observe os protocolos usados pelo seu dentista, e exija máscara de oxigênio!
❤️Cuide da sua saúde!