A palavra emoção vem do latim, e significa energia em movimento, então toda emoção existe para nos ajudar a movimentar a nossa vida, mesmo as que nós identificamos como negativas. Se não movimentarmos essas energias para fora e deixarmos elas fluírem, elas acabam gerando dores ou doenças.
Tomar consciência de como você reage e se sente diante de cada emoção é fundamental para não nos deixarmos controlar por elas, e isso chama-se inteligência emocional.
É importante entender que somos seres emocionais por natureza e não podemos fugir ou reprimir essas emoções. E inclusive, a produção de neurotransmissores pode curar e levar a cura de doenças.
A partir do entendimento de como as emoções são integrantes do nosso sistema, influenciando a nossa saúde, fica mais fácil compreender a necessidade de nos livrarmos de toxinas emocionais, ou emoções “mal-resolvidas”.
Algumas dicas que podem ajudar a mudar o padrão:
-observação de pensamentos e sentimentos
-atividades de lazer
-planejamento do dia
-atividades físicas que te deem prazer
-compartilhar seus sentimentos com alguém de confiança.
Muitas vezes pode ser difícil mudar esse padrão sozinho, então busque alternativas que vão te ajudar a dar início nesse processo, como por exemplo a terapia Tethahealing que busca entender o funcionamento dessa parte da mente humana e facilitar o autoconhecimento, assim espera-se destravar diversas crenças limitantes e alcançar um novo entendimento sobre corpo e mente. E também a constelação familiar, que é uma técnica que busca dissolver os padrões comportamentais que, de alguma maneira, impedem o nosso desenvolvimento.
Se você se preocupa demais, ou tem muita ansiedade, pode desenvolver bruxismo. Ou se tem medo de dentista e evita consultas periódicas, procure ajuda!