Agora que eliminamos as toxinas da casa, vamos voltar a limpeza do nosso organismo. Por isso, nosso próximo assunto é Metais pesados!
Os metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso organismo. A consequência a longo prazo é a redução de glóbulos vermelhos, o que vai gerar quadros de anemia. Além disso, em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas. Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo o bom funcionamento do organismo.
Então vamos entender melhor o que são esses metais pesados.
Metais pesados são elementos químicos que em sua forma pura, podem ser tóxicos para o organismo. Grande parte desse metais são encontrados na água contaminada e assim, contaminam o ar e os alimentos.
Os principais metais pesados tóxicos a saúde são: mercúrio, arsênio, chumbo, bário, cádmio e cromo.
Com o passar do tempo e o acumulo desses metais dentro das células do corpo, começam a causar danos em vários órgãos, provocando problemas como alterações renais, lesões cerebrais entre outras. Veja alguns exemplos:
👉🏻PULMÕES – Ficam inflamados em contato com o cádmio
👉🏻FÍGADO E RINS – São os órgãos mais danificados pelo cádmio
👉🏻MÃOS – Suas articulações – até as dos dedos e do pulso – ficam paralisadas por contaminação de chumbo
👉🏻CÉREBRO – Ingerido em peixes contaminados, o mercúrio debilita as funções cerebrais. E o vapor do metal causa distúrbios psíquicos, como depressão
👉🏻APARELHO DIGESTIVO – É atacado pelo chumbo e pelo cádmio