Seguindo o papo sobre doenças autoimunes é importante colocar que elas devem ser tratadas de forma abrangente, e com a integração de vários profissionais como: médico reumatologista, nutricionista, dentista, educador físico, psicólogos e outros.
Alguns fatores contribuem para desencadear o processo de autoimunidade, mas o gatilho principal está nos hábitos de vida ou na epigenética (já falei sobre ela em post antigo): alimentação, estresse, exposição à toxinas (metais, radiação, agrotóxicos, parasitas etc), saúde mental e saúde do intestino!
A Odontologia Biológica tem grande importância tanto no manejo das doenças estabelecidas, quanto na prevenção delas. Além de preconizar a utilização de materiais mais biocompatíveis, menos agressivos ao corpo, especialmente de quem já tem uma atividade imunológica alta, e mais intolerante a certos materiais, é mais atenta a individualidade do paciente, e mais criteriosa quando o assunto é INFLAMAÇÃO!!
👉Dr. Reinhold Voll, renomado médico alemão, após 40 anos de pesquisa e observação, estimou que aproximadamente 80% de todas as doenças estavam relacionadas total ou parcialmente à cavidade oral. Esta estatística surpreende a maior parte dos profissionais da área da saúde, especialmente pelo fato deles ignorarem que a boca faz parte do corpo.