Após finalização do tratamento ortodôntico, busca-se a estabilidade, para evitar recidivas. E para não jogar com a probabilidade e buscando dar ao paciente uma solução, entram os aparelhos de contenção. E a contenção dos dentes inferiores é praticamente uma unanimidade.
Essa contenção geralmente é com um Fio metálico reto colado na face lingual dos dentes inferiores, ou com o fio ondulado, buscando sem sucesso, ser uma opção mais higiênica. Porém, mesmo confeccionado de forma perfeita, ainda há acúmulo de placa, pois essas contenções acabam sendo fatores de retenção de placa, e dificultam a higienização, contribuindo para um processo inflamatório local.
Do ponto de vista da Odontologia Biológica, os fios metálicos em sua maioria são feitos de aço inoxidável, que é à base de Níquel. 10-20% das mulheres é alérgica à Níquel (se suas orelhas ficam irritadas com alguns brincos, provavelmente você se enquadra nessa categoria), deixando o corpo em estado constante de reação.
E ainda, mesmo que você não seja propenso à alergias, a corrente elétrica gerada pelo metal pode gerar problemas de saúde, e problemas de toxicidade. E esses efeitos se intensificam se tiver restaurações metálicas ou em amálgama.
Para finalizar, os dentes envolvidos geralmente nas contenções, são os incisivos inferiores ou superiores e pela MTC são os relacionados ao sistema gênito urinário, e reprodutor. E o fio metálico pode agir impedindo o fluxo energético nesse meridiano, trazendo consequências para esses órgãos e sistemas.
Se informe com seu ortodontista sobre opções para a contenção livre de metal! Ou troque a sua contenção por uma do sistema de alinhadores ortodônticos!