Ainda não esta completamente claro o que realmente causa Alzheimer e outras formas de demência. O que ja foi evidenciado é que essas doenças estão sempre acompanhadas de processos inflamatórios no cérebro.
Em estudos recentes, encontraram no tecido cerebral dos doentes, bactérias que são encontradas em outros locais do corpo, como na boca. Os pesquisadores ainda constataram que essas inflamações nos cérebros dos afetados estaria associado à infecções orais.
Eles acreditam que as bactérias entram na corrente sangüínea na mastigação ou escovação dos dentes. Essas bactérias encontram 2 barreiras em um corpo saudável, o sistema imunológico, e a barreira hemato-encefálica. Porem, o excesso de microorganismos afeta essa barreira, especialmente em idosos, tornando a invasão e destruição do tecido nervoso possível.
Atenção especial também deve ser dada aos metais, que tem um papel importante na neuro degeneração, em particular o Mercúrio, que é uma neurotoxina que se acumula em tecido nervoso, e destrói estruturas e células nervosas.
Mais um fator importante na saúde oral deve ser considerado em relação a próteses removíveis, como o famoso “Roach”, “perereca” ou dentadura. Isso porque essas próteses acumulam uma quantidade grande de fungos, como a Candida, assim como outras bactérias causadoras de estomatites.
Como ja disse anteriormente, a genética não define, mas indica uma possibilidade. Se você tem casos na família, você pode silenciar genes a partir de hábitos, alimentação e outros cuidados. Não deixe de incluir um dentista biológico na prevenção do Alzheimer e demências.