Hoje nosso papo é sobre a Vitamina D.
Você sabia que assim como ossos frágeis sinalizam carência em vitamina D, dentes mais fracos também são um alerta? Os dentes precisam de cálcio para ficarem saudáveis. Se você sofre de Gengivite, sangramentos, acúmulo de placas e outros problemas bucais, pode ser a falta de vitamina D .
A vitamina D, é hoje também conhecido como Hormônio D, tamanha a sua importância na regulação da homeostase.
Ela controla mais de 80 funçoes, ativa mais de 4mil gens, faz a regulação da imunidade inata, como principal fator de defesa contra virus, bacterias, fungos, parasitas, agentes patogênicos.
É responsável pelo metabolismo do cálcio e fósforo, substâncias importantes para mineralização dos dentes. Também estimula a absorção de cálcio no intestino, atuando sobre a manutenção do seu equilíbrio, indiretamente regulando a mineralização óssea. A fórmula biologicamente ativa da vitamina D3 é reconhecida em fortalecer a imunidade. Dessa forma, a sua deficiência pode causar maior suscetibilidade a infecções bacterianas, como periodontite.
A falta de vitamina D, por incrível que pareça, também pode ser a responsável por alguns tipos de dores crônicas, especialmente nas costas e outros incômodos ligados à estrutura óssea e muscular. Hoje 90% da população tem níveis insuficientes de vitamina D.
Na odontologia a suplementação de vitamina D é feita quando constatada deficiência em exames de sangue, e é essencial do pré e pós operatório de cirurgias de extração e implantes dentários, a fim de promover uma excelente cicatrização e maturação óssea.
Então fique de olho! E lembre-se de ficar uns minutinhos do seu dia na presença do Astro Rei, a melhor forma de absorver essa vitamina, ou peça orientação para suplementar de forma segura.