Hoje vamos falar da Vitamina C ou se preferir, ácido ascórbico .
A Vitamina C tem um papel essencial na cavidade bucal e quando se fala de odontologia Biológica, seu papel ganha um maior potencial. A vitamina C é essencial para seres humanos, age como antioxidante, varredor de radicais livres e nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. Não é sintetizada pelo organismo, sendo necessária sua absorção pelos alimentos ou suplementação.
A vitamina C participa na síntese do colágeno para a integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, da matriz óssea, da dentina, da pele e dos tendões. Está também envolvida na cicatrização, reparo de fraturas e contusões, e reduz a suscetibilidade às infecções, através da ativação do sistema imunológico e a absorção de outros minerais essenciais.
Sua deficiência está relacionada a sangramento, inflamação gengival e mobilidade dentária. E a sua suplementação é essencial na estabilização da doença periodontal, nas remoções seguras de restauração de amálgama, para neutralizar efeitos tóxicos do Mercúrio e outras ligas metálicas, e no pré e pós operatório de cirurgias odontológicas.
As principais fontes de ácido ascórbico são: camu-camu, acerola, cabeludinha, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão e tangerina, folhas vegetais cruas e tomates.
Agora me conta: como anda sua vitamina C?