Os implantes dentários têm assumido um importante papel para os indivíduos da 3ª idade, pois além de otimizar a eficiência mastigatória, se comparado ao uso da prótese removível e prótese total, por exemplo , o implante também melhora a auto estima , combatendo o isolamento social causado pela falta de dentes e que acaba impedindo que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida e de ingerir os melhores nutrientes da dieta que irão ajudar na manutenção de uma saúde geral ótima dos idosos.
Com o avanço da idade, o paciente fica mais suscetível a algumas doenças. Por isso, quem procura o implante dentário na terceira idade precisa, em primeiro lugar, passar por uma avaliação rigorosa com o implantodontista.
É necessário a realização da anamnese para avaliar as patologias presentes, o passado familiar e histórico do paciente.
Como saber se o procedimento é indicado?
• quando o paciente perdeu os dentes há pouco tempo. Nesse caso, o ideal é fazer o procedimento o mais rápido possível para evitar complicações, como perda óssea ou a movimentação da arcada dentária;
• quando o paciente perdeu os dentes há mais tempo. É preciso fazer a intervenção com base no quadro que ele apresenta na boca e, nesse caso, muitas vezes, é necessário fazer um tratamento em outros dentes também.
Consulte seu dentista. Ele vai avaliar o seu caso e lhe recomendar o melhor tipo de tratamento para devolver a você o seu melhor sorriso.