A perda total de dentes (edentulismo) ainda é aceita pela sociedade como algo normal e natural com o avanço da idade, e não como reflexo da falta de politicas preventivas de saúde.
Dos problemas bucais existentes no paciente da terceira idade, a perda de dentes é um dos mais frequentes. Isso influenciará na mastigação e consequentemente na digestão, bem como na degustação, na pronuncia e na estética.
O edentulismo provoca uma alteração na escolha da dieta, o que leva ao indivíduo a se alimentar mais de alimentos de fácil mastigação, de consistência pastosa rica em carboidratos e isso ocasiona um aumento na massa corpórea. A consequência é o surgimento de doenças sistêmicas associadas a obesidade, como hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes, depressão, entre outras.
Além da insatisfação com a alimentação, problemas psicológicos têm sido relatados devido a saúde bucal precária, tais como depressão por ausência de elementos dentais, sintomas de desadaptação, com prejuízos nos relacionamentos social, familiar, amoroso e profissional.
Somente com a reabilitação bucal as pessoas poderão aumentar suas redes sociais e viver melhor consigo mesmo e com a sociedade.
Consulte seu dentista e veja quais são as melhores abordagens para o seu caso.
Edentulismo e seus impactos