A abordagem na odontologia com a MTC é uma via de mão dupla. Um dente pode “falar” sobre outra parte do corpo, assim como um outro sintoma pode denunciar uma condição em um dente.
Recentemente recebi um paciente para consulta de revisão que chegou reclamando de intensificação dos sintomas do bruxismo, com dores articulares agravadas pela situação da pandemia, e relatou também dores nos joelhos. São informações valiosas que pela MTC me levaram a investigar os dentes caninos, e não foi surpresa encontrar o canino superior com necrose pulpar, e indicação para tratamento de canal. O dente estava assintomático, mas as outras queixas me levaram a ele. O manejo desse paciente vai incluir além do tratamento odontológico, a acupuntura para alivio dos sintomas articulares e equilíbrio dos sistemas energéticos, alem de outras terapias integrativas, e o controle do estresse.
O microssistema bucal formado por dentes, língua e outros pontos são interligados ao resto do corpo, e não podemos negligenciar sinais e sintomas que estão além da boca. Associar técnicas, métodos diagnósticos e terapêuticos nesse momento se torna essencial para poder entender, tratar e trazer o bem estar dos meus pacientes, dentro de uma abordagem integrativa e biológica.
Caso identifique algum sinal ou sintoma relacionado acima, não deixe de marcar sua avaliação. Ouça seu corpo!!