A escolha do uso desse método da medicina chinesa, é por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, para melhorar seus resultados em consultório. A acupuntura poderá ser utilizada nos três estágios do tratamento, ou seja, antes, durante e depois. Em cada uma das situações, ela terá resultados diferentes.
A analgesia por meio de acupuntura, por exemplo, funciona da seguinte maneira: a aplicação das agulhas provoca uma microinflamação, que desencadeia a produção de substâncias neurotransmissoras, como endorfinas, serotonina e norepinefrina. Dessa forma, há um bloqueio da dor no sistema nervoso, além do desenvolvimento de uma sensação de bem-estar.
Curiosamente, os pontos de acupuntura na Odontologia não precisam estar na boca, uma vez que os meridianos do corpo são todos interligados. Além de regiões da face, os cirurgiões-dentistas inserem agulhas nos braços e pernas, e em regiões que estimulam órgãos e o sistema nervoso.
Além da analgesia, que é o método mais difundido, a acupuntura pode ser utilizada na recuperação de funções motoras, em casos de paralisias faciais e afecções da articulação temporomandibular, controle de reflexos, como ânsia e vômito, e na diminuição da ansiedade e de fobias.
Quer saber mais sobre a Acupuntura na Odontologia? Deixe suas perguntas aqui 👇